O Inferno de Dante – um épico em animação (2010)

Publicado: 16 de agosto de 2010 em Animação
Tags:, , , , , , , , ,

Animação baseada no livro “A Divina Comédia”  do italiano Dante Alighieri.

Escrito na Idade Média, o livro conta a história do próprio Dante em sua viagem espiritual pelo inferno, purgatório e paraíso. O livro, além de ser um retrato da Idade Média, possui um peso político muito grande, uma vez que Dante encontra personagens importantes da Itália por cada círculo que passa, mostrando que cada um foi condenado pelo que fez em vida, ou seja, pelas desgraças que proporcionaram para aqueles sobre os quais governavam.

Alguns estudiosos da obra de Dante alegam serem tais políticos inimigos de Dante, governadores que conspiraram para o exílio do poeta (parece que Dante havia sido expulso da Itália na época em que escreveu a Comédia).

Bem, já que agora conhecemos um pouco sobre o livro de Dante Alighieri, podemos falar da animação baseada nele.

Beatrix e Dante

Diferentemente do livro italiano que chega a ser bem monótono, “o épico em animação” é cheio de lutas entre Dante, os demônios e outras almas perdidas, guardiões do inferno e demais seres abissais encontrados durante a jornada do destemido guerreiro cruzado que, após voltar de uma cruzada, descobre que sua família e, mais importante ainda, sua amada foram assassinados. Não bastasse a desgraça de perder a mulher que ama, Dante presencia o demônio roubando a alma dela. É aí então que, com a ajuda de Virgílio, poeta da Época de Ouro romana e guia de Dante, o guerreiro atravessa os nove círculos do inferno em busca de Beatrix, que está prestes a se casar com Lúcifer para se tornar, contra sua própria vontade, a rainha do Inferno e mãe da cria e Lúcifer.

Embora não tenha o peso histórico, político e moral da obra de Alighieri, “O inferno de Dante – um épico em animação” consegue, mesmo com toda a ação e com o pouco tempo do filme, explorar a alma humana de uma forma que poucas obras contemporâneas comerciais conseguem.

Se você pretende conhecer a obra do italiano Dante Alighieri através deste desenho, é bom tirar o cavalinho da chuva. Embora tenha a narração de partes da obra original pelo próprio personagem principal durante o filme, resta pouco da história original (que, na minha opinião, é chata pra caramba – leia um resumo). Agora, se você quer uma boa animação cheia de ação, demônios, corpos dilacerados, sangue jorrando pra todo lado e seres bizarros, que conta com um bom roteiro e ainda discute valores que continuam a permear a cultura ocidental, como a ideia dos pecados capitais, Deus, diabo, inferno, paraíso, anjos e demônios, “O inferno de Dante – um épico em animação” é o que procura.

Lúcifer

O DVD é bem magrinho. Além do filme, com legendas em português e som em inglês e português, o disco possui um bônus feito com o storyboard “animado” de algumas passagens sincronizado com as falas, sem trilha sonora — pouco interessante, pra ser bem sincero, a menos que você seja desenhista e se interesse por storydoards.

DICA: vale a pena pesquisar os personagens citados na animação, assim como os lugares e outras referências; é uma forma de tornar o filme ainda mais interessante.

Guardião do círculo da glutonaria - vai continuar comendo igual um porco???

ATUALIZAÇÃO (19/AGO/2010): como explicado pelo Heder nos comentários, a animação foi baseada no jogo Dante’s Inferno, para PLaystation e Xbox.

Anúncios
comentários
  1. Heder disse:

    Só faltou informar que essa animação é com base no jogo de videogame para XBox360 e Playstation 3. Mas legal saber sobre a animação! (y)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s